Segunda-feira, 02 de Março de 2009

                            O nosso almoço no jardim Botânico.

Começámos a estudar as plantas! E como é que se estudam as plantas? observando e mexendo em plantas!

Decidimos ir ao Jardim Botânico, na rua da Escola Politécnica no Príncipe Real, para vermos de perto algumas plantas e fazer o nosso primeiro herbário.

Foi espectacular, o dia estava óptimo e aprendemos muito!

Quando chegámos fomos procurar folhas no chão. Só devemos apanhar as folhas que estão no chão e não arrancar as plantinhas que ainda estão vivas.

Cada grupo apanhou 5 ou 4  folhas de cada espécie, observámos as árvores em volta, descobrimos donde vinha a folha apanhada, lemos o nome da planta e o seu local de origem nas placas e escrevemos o seu nome na folha de jornal onde guardámos as folhinhas. Fomos andado pelo jardim que é lindíssimo e apanhámos variadíssimas folhas.

Quando chegámos ao laboratório, colámos as folhinhas no Herbário, que é um caderno onde se colam folhas e onde se escrevem indicações sobre a folhas, e escrevemos os nomes que pesquisámos no nosso passeio de pesquisa. Ficaram muito bonitos. Tivemos que decorar a capa na escola, porque já não havia tempo para pintar uma capa bonita para o nosso Herbário.

Depois fomos almoçar ao ar livre. Fizemos um piquenique num dos locais que mais gostámos no nosso passeio. Comemos e depois brincámos. A professora, a D. Helena e a mãe do Telmo e do André também comeram connosco. Foi giro!

À tarde foi a vez de fazermos esculturas com vários elementos da Natureza. A cada par foi dado um cestinho e partimos à procura de todas as coisas da Natureza (paus, folhas, frutos secos, sementes, troncos pequenos, flores secas...). Parecíamos capuchinhos vermelhos no meio do bosque! O Ricardo até estava com medo do lobo mau! eh! eh! eh!

Quando chegámos à oficina já todos tinham os cestinhos cheios de materiais bonitos. Deram-nos um tubo de cola e uma tesoura e depois foi só deixar a nossa imaginação voar... Ficámos todos muito concentrados no nosso trabalho e até a professora e a mãe do André fizeram esculturas!

Fizemos ratos, cobras, sóis, barcos, cobras, luas, monstros, caranguejos, mochos, peixes e muitas outras formas engraçadas. Amanhã vamos fotografar as nossas esculturas para verem como são bonitas!

Voltámos a apanhar dois autocarros para regressar à escola. Observámos bem o caminho. Até vimos o Castelo de São Jorge! Mas antes de voltarmos estivemos no Jardim do Príncipe Real num parque infantil onde a Rafaela, que é a filha da professora, costumava brincar quando era pequenina. Foi divertidíssimo!

Chegámos à escola cansados mas muito contentes. Ficámos a saber muito mais sobre as plantas e agora estamos prontos para as começar a investigar mais sobre estes seres vivos. Nunca mais voltamos a olhar para as árvores da escola e as plantas da sala de aula da mesma maneira ...



publicado por Turma da Prof. Filipa às 21:57
Parabens estiveram a dar as plantas mas nao matei as plantas?
PARABENS CONTINO-EM A ASSIM.
sara a 20 de Março de 2009 às 20:33

o nosso bblog e fixe ««««« gostei muito de ver o nosso blog ?


SIM! ATE MANHA POAL
marisa a 17 de Junho de 2009 às 21:58

Somos a turma 3º C da Escola Básica do 1ºCiclo n.º 54 de Lisboa. Somos divertidos e adoramos aprender!
mais sobre nós
Março 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


arquivos
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO